quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Comentário ao Vídeo Pobreza Zero realizado pela turma CEF 1ºano de Informática

     O vídeo apresentado poderá ser dividido em duas partes: a 1ª relativa aos objectivos do milénio e a 2ª retrata contradições de um mundo dito civilizado.
     No início são referidos factos que mostram claramente tudo aquilo que ainda é necessário fazer para melhorar a vida de muitas pessoas: para alcançar uma vida melhor a nível mundial são propostos 8 objectivos que deverão ser alcançados até 2015, entre os quais se encontram o erradicar da fome, várias doenças; garantir condições de saúde, reduzir mortalidade infantil, entre outros. Ao atingir este fim conseguir-se-á “fazer da pobreza uma realidade… do passado”. É feito implicitamente um apelo que consiste no facto de cada um poder ser participante no alcançar da melhoria de vida de outros. Fica a ideia que se todos fizerem algo, por pouco que seja, tudo somado irá marcar a diferença e acabará por se transformar numa coisa significativa. “Pequenos gestos no dia-a-dia ” fazem a diferença para muitos e “o mundo agradece”.

    Na 2ª parte do vídeo são apresentadas uma série de imagens, tendo como fundo regiões de África, onde é evidente a pobreza de quem ali mora. É posto em contraste, em alguns casos de forma chocante, gente que tem um quotidiano muito duro e que se faz acompanhar de coisas, que são o reflexo de uma comunidade consumista, da qual eles não fazem parte.
As pessoas apresentadas procuram a sua sobrevivência diariamente e em contraste aparecem acompanhados de objetos que não têm qualquer utilidade e todas as imagens saem reforçadas pelas legendas brutais de que vêm acompanhadas.

Trabalho realizado pela turma CEF 1 na disciplina de Língua Portuguesa


Sem comentários:

Enviar um comentário