quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Relatório europeu alerta para urgência na adaptação climática das cidades


Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens - reportagem fotográfica

Sobre a ponte 25 de abril...
Visita guiada aos professores (hemiciclo)


À espera do jantar...

O jantar à nossa espera...

Fim do primeiro dia de trabalhos e viagem para a Pousada da Juventude do Parque das Nações

Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens



Decorreu nos dias 7 e 8 de maio a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, na Assembleia da República.
O distrito de Beja esteve representado pelas escolas EB2,3 Damião de Odemira e Escola Básica de Mário Beirão, de Beja, esta última através dos deputados Afonso Fonseca (porta voz do círculo de Beja) e André Cachopo. Bernardo Moreira representou a EB Mário Beirão na qualidade de repórter. Os alunos tiveram uma participação e postura exemplares mostrando-se à altura das responsabilidades que lhes foram atribuídas.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Milagre da torneira

Abrir a torneira é um ato banal, que qualquer um faz de forma irrefletida. Basta girar o manípulo e a água sai. E potável: cerca de 98% das análises à água no país cumprem os padrões exigíveis de qualidade.

Para visualizar a infografia do Público sobre a água é só clicar na imagem.

Fonte: www.publico.pt

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Os lugares mais quentes do mundo




Mapa dos lugares mais quentes da Terra (Estações da OMM)

Em julho de 1913, observadores em Furnace Creek, Califórnia - Vale da Morte - registaram a temperatura de 56.7ºC, declarando-a como a mais elevada temperatura registada na Terra. Mas logo nove anos mais tarde, no dia 13 de Setembro de 1922, a estação meteorológica de El Azizia, Lybia, registou a temperatura de 58.0ºC. Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), esta mantém-se como a mais elevada temperatura do ar medida.


quinta-feira, 29 de março de 2012

Biodiversidade - Hotspots

Em 1988, o cientista inglês Norman Myers desenvolveu o conceito de hotspots - os pontos quentes de conservação para a natureza. Os hotspots são áreas naturais nas quais existe uma grande variedade de endemismos - organismos vivos que só existem num determinado local e em mais nenhuma parte do mundo - e cuja cobertura vegetal está reduzida a uma pequena fração da que havia originalmente.

Existem 25 hotspots identificados a nível mundial pela Conservation International.

Para saber mais acerca dos hotspots é só clicar na imagem acima.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Cálculo da pegada ecológica


A pedido do sempre curioso Modesto, segue um interessante instrumento para calcular a pegada ecológica. É só clicar na imagem. Espero os vossos comentários.

Parlamento dos Jovens - Sessão Distrital

Realizou-se no dia 5 de Março de 2012 a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens – Ensino Básico, na Escola Secundária D. Manuel I. A Escola Básica de Mário Beirão esteve representada pelos alunos Afonso Fonseca, André Cachopo, Bernardo Moreira, João Caseiro e Gonçalo Farias. Estiveram presentes na Sessão mais oito escolas do distrito de Beja, as quais apresentaram os seus projetos de recomendação subordinados ao tema Redes Sociais: combate à discriminação. Estiveram também presentes o deputado Mário Simões, a diretora regional de educação, Maria Reina Martín e o vereador da educação da Câmara Municipal de Beja, José Velez, com o objetivo de sublinhar a importância do evento e da participação cívica dos alunos. Os alunos da Escola Básica de Mário Beirão tiveram uma excelente prestação e cativaram a atenção e a simpatia das restantes escolas. Elegeram dois deputados, Afonso Fonseca (porta-voz) e André Cachopo para representar o Círculo Eleitoral de Beja na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens a realizar na Assembleia da República nos dias 7 e 8 de Maio de 2012.

25 de Abril - Revolução dos Cravos

quinta-feira, 1 de março de 2012

Pirâmides etárias do Brasil em 1975, 2012 e 2050





Fonte:U.S. Census Bureau, International Data Base

Dubai visto do céu

"Terra de extremos, o Dubai tornou-se em poucos anos sinónimo de projectos mirabolantes que batem recordes: o hotel de"sete estrelas", a torre mais alta do mundo, um mar de luxos, projectos de hotéis subaquáticos (em stand by) ou reais projectos de ilhas artificiais para residências de sonho. Aqui, vemos como todas essas ideias moldam o território do emirado. Da melhor das localizações: do céu."


Para ver a série de fotografias clica na imagem.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Regresso do tempo muito frio




O território do continente irá a partir de amanhã, 4ªfeira, dia 8 de fevereiro, voltar a ser influenciado por uma massa de ar muito frio. À semelhança do episódio de tempo frio que afetou o continente no início do mês, em especial nos dias 3 e 4, este novo episódio estará associado a uma massa de ar ártico proveniente do interior do continente europeu e transportado na circulação de uma região anticiclónica localizada na Escandinávia e Rússia Ocidental.

Assim, prevê-se entre hoje, dia 7, e 5ª feira, dia 9, uma descida da temperatura mínima entre 6 a 9ºC em todo o território, atingindo-se valores de 3ºC em Lisboa, 1ºC no Porto, 3ºC em Faro, -6ºC em Bragança, -1ºC em Castelo Branco e -1ºC Beja. Estes valores de temperatura mínima deverão manter-se para 6ªfeira, dia 10. Apesar de uma ligeira subida da temperatura mínima no sábado, dia 11, existe uma tendência para a continuação do tempo muito frio e seco no continente até dia 15.


Fonte: http://www.meteo.pt

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Vaga de frio polar atinge Portugal

"A culpa é do anticiclone, mas desta vez não é o dos Açores. Uma onda de frio polar está a chegar a Portugal, depois de ter feito mais de uma centena de mortos no Norte da Europa."

http://static.publico.pt/homepage/infografia/sociedade/FrioPortugal/

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Comentário ao Vídeo Pobreza Zero realizado pela turma CEF 1ºano de Informática

     O vídeo apresentado poderá ser dividido em duas partes: a 1ª relativa aos objectivos do milénio e a 2ª retrata contradições de um mundo dito civilizado.
     No início são referidos factos que mostram claramente tudo aquilo que ainda é necessário fazer para melhorar a vida de muitas pessoas: para alcançar uma vida melhor a nível mundial são propostos 8 objectivos que deverão ser alcançados até 2015, entre os quais se encontram o erradicar da fome, várias doenças; garantir condições de saúde, reduzir mortalidade infantil, entre outros. Ao atingir este fim conseguir-se-á “fazer da pobreza uma realidade… do passado”. É feito implicitamente um apelo que consiste no facto de cada um poder ser participante no alcançar da melhoria de vida de outros. Fica a ideia que se todos fizerem algo, por pouco que seja, tudo somado irá marcar a diferença e acabará por se transformar numa coisa significativa. “Pequenos gestos no dia-a-dia ” fazem a diferença para muitos e “o mundo agradece”.

    Na 2ª parte do vídeo são apresentadas uma série de imagens, tendo como fundo regiões de África, onde é evidente a pobreza de quem ali mora. É posto em contraste, em alguns casos de forma chocante, gente que tem um quotidiano muito duro e que se faz acompanhar de coisas, que são o reflexo de uma comunidade consumista, da qual eles não fazem parte.
As pessoas apresentadas procuram a sua sobrevivência diariamente e em contraste aparecem acompanhados de objetos que não têm qualquer utilidade e todas as imagens saem reforçadas pelas legendas brutais de que vêm acompanhadas.

Trabalho realizado pela turma CEF 1 na disciplina de Língua Portuguesa


Para refletir - Pobreza Zero

terça-feira, 10 de janeiro de 2012