segunda-feira, 11 de outubro de 2010
O DCSH já está a mexer!
Realizou-se no passado dia 4 de Outubro uma visita de campo, promovida pelos professores Fernando Nunes e Sérgio Aguiar, a lojas de Beja que vendem produtos do comércio justo (Kilim e Coop Proletário Alentejano). Os alunos da turma E do 9º ano (CEF de Informática) elaboraram questões, as quais foram realizadas não só aos responsáveis das lojas, bem como a alguns clientes. Além disso, fomos também à procura de viagens que promovessem o turismo ético e solidário..
E tu? Sabes o que é o comércio justo? E o turismo ético e solidário?
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Todos os anos, a Campanha Global pela Educação organiza uma Semana de Acção a nível mundial, em mais de 100 países, para chamar a atenção da comunidade educativa, políticos, meios de comunicação e do público em geral sobre o direito universal à educação e sobre um tema específco relacionado com os Objectivos da Educação para Todos e Todas, a serem atingidos até 2015, traçados no Fórum Mundial sobre Educação de 2000em Dakar.
A Campanha Global pela Educação (CGE) chama à acção para denunciar que milhões de crianças e adultos vivem marginalizados e para afrmar a educação como chave para os libertar dessa condição. Apesar de constituir um direito humano universal, a educação para todos e todas continua a ser apenas um sonho por realizar, e uma promessa por cumprir.
sexta-feira, 21 de maio de 2010
quarta-feira, 12 de maio de 2010
quarta-feira, 21 de abril de 2010
O século XIX
Na agricultura
Não produzíamos o suficiente
Campos por cultivar
Temos de alimentar toda a gente.
Temos técnicas antigas
Isto não pode ser
Daqui a a nada
Muita gente vai morrer.
Tiramos terras ao Clero
Tiramo-las à Nobreza
Vendemo-las aos Burgueses
Que nos encheram a mesa.
O terreno baldio
foi todo aproveitado
Não houve nenhum
Que não fosse comprado.
Acabou-se o morgadio
Baixaram-se os impostos
Os agricultores ficam contentes
O resto de olhos postos.
Debulhadoras e ceifeiras
Máquinas e maquinetas
Tempo de mecanização
Inventaram-se as canetas.
Utilizávamos adubos químicos
E muito mais
A selecção de sementes
Não faziam os nossos pais.
Termina o pousio
Planta-se milho grosso
Batatas e arroz
Para alimentar o moço.
Inventou-se o comboio
a 80km por hora
Vai a todo o lado
Até onde a gente mora.
O séc.XIX foi o séc. da ciência
Para se inventar tudo novo
Foi precisa muita paciência.
Autor:Bernardo Moreira, 6ºB-2010
Seminário "Conservar a Biodiversidade: um desafio comum"
O PLP Beja e a EBI Mário Beirão na imprensa
Hoje, o projecto “Limpar Portugal” junta os voluntários que se propõem, de Norte a Sul e nas ilhas, a fazer a limpeza de lixeiras ilegais existentes na floresta portuguesa. No concelho de Beja, cerca de 100 voluntários vão intervir numa lixeira, em Salvada, e na ciclovia.
Inspirada numa ideia desenvolvida na Estónia em 2008, o projecto português denominado “Limpar Portugal”, nasceu num fórum na Internet no início do Verão e propõe uma iniciativa idêntica para o dia de hoje, de Norte a Sul e nas ilhas, com os participantes organizados por concelhos. “No concelho de Beja, os cerca de 100 voluntários vão intervir na lixeira existente na Courela da Atalaia, na freguesia de Salvada e em simultâneo, com o objectivo de sensibilizar a população da cidade, um grupo de escoteiros e de alunos da Escola Mário Beirão vão limpar a ciclovia”, as declarações são de António Carneiro, da coordenação concelhia do projecto “Limpar Portugal”. Junta-se também a este projecto, a Junta de Freguesia de Salvada, pela relevância e importância que o mesmo assume.
A Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo também se associou à iniciativa “Limpar Portugal” e apoia neste sábado, o transporte das pessoas que vão participar na limpeza da floresta neste concelho, com o objectivo de a proteger contra incêndios. No concelho de Odemira, a Associação Foz do Mira realiza uma sessão de limpeza na Praia do Malhão.
Ana Elias de Freitas
Fonte: http://www.vozdaplanicie.pt/
Beja vai ajudar a “Limpar Portugal”2010-03-19
No próximo sábado, dia 20, a Câmara Municipal de Bejavai ajudar a “Limpar Portugal”. O projecto decorre a nívelnacional e pretende, através da participação voluntáriade pessoas particulares e de entidades privadas e públicas, promover a educação ambiental e reflectir sobre a problemática do lixo, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimentosustentável.
A autarquia irá disponibilizar sacos para o lixo e luvas para facilitar a recolha dos resíduos e, posteriormente, duas viaturas farão o transporte dos resíduos recolhidos até ao aterro sanitário.
Através da remoção de todo o lixo depositado indevidamente em espaços verdes, quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar o sítio do projecto na internet www.limparportugal.org, onde tem toda a informação de como o fazer.
No concelho de Beja foi escolhida como zona de intervenção a lixeira existente na Courela da Atalaia, na freguesia da Salvada, onde diariamente são depositados indevidamente resíduos de construção e demolição (entulhos), domésticos e agrícolas. Em simultâneo, para sensibilizar a população da cidade, um grupo de escoteiros e de alunos da Escola Mário Beirão propuseram-se a limpar a ciclovia de Beja, aos quais se poderá juntar os voluntários interessados em participar.
A Câmara Municipal convida todos os interessados a participar nesta iniciativa de nível nacional.
domingo, 14 de março de 2010
É já no próximo sábado, dia 20 de Março de 2010, que vai ser concretizada a iniciativa "Projecto Limpar Portugal" (PLP). O PLP é um movimento cívico ALTRUISTA cujo objectivo é promover a educação ambiental por intermédio da iniciativa de limpar a floresta portuguesa no dia 20 de Março de 2010.
Divulga esta iniciativa na tua escola, no teu emprego, junto da tua familia e do teu grupo de amigos.